29 de set de 20212 min

Chegou! Como fazer uma gestão de encomendas eficiente.

Atualizado: 20 de out de 2021

Se tem uma sensação maravilhosa que pode transformar o dia é quando chega aquela encomenda que se estava aguardando animadamente... Você já se sente até envergonhado de perguntar pela quinta vez no dia se a sua encomenda chegou, e nas pilhas de coisas que ficam na portaria, você até se pergunta se tem certeza que um daqueles pacotes não é o seu.

Se identificou?

Pois é, a chegada de encomendas pode ser algo animador e tranquilo para o morador daquele condomínio, mas com certeza é um trabalho grande para o porteiro/zelador pôr tudo em ordem. São muitas pessoas ansiosas por seus pedidos e apenas um responsável por turno para dar conta de tantas expectativas embaladas. Por isso, é importante saber como fazer uma gestão de encomendas eficiente.

Portanto, existem 3 situações principais a se pensar nesse trâmite de recebimento/entrega:


1. Organização física

É importante pensar na organização desses pacotes e do recebimento de cada condômino. Prateleiras em nichos, um almoxarifado ou um depósito são sugestões de ambientes físicos que facilitam a vida do funcionário, podendo dividir as encomendas em tipo de entrega, por apartamento ou como preferir.

Dessa forma, fica mais tranquilo encontrar cada pacote, gerando menos tempo e foco perdidos.

2. Registro da encomenda

Aquela agenda de recebimento é até uma forma física interessante no recebimento de pacotes, mas demanda muito tempo e as informações podem facilmente ser perdidas, principalmente em períodos de grande volume (feriados e datas comemorativas, por exemplo). Por essa razão, buscar uma plataforma de uso fácil e acessível para o responsável pelo recebimento desses objetos é uma forma mais eficiente de garantir esse registro

Chegou! Como fazer uma gestão de encomendas eficiente.

3. Aviso ao condômino

Avisar ao morador via interfone sobre a chegada de algum objeto a ele endereçado é uma cortesia agradável, mas não muito eficiente. O condômino pode estar ocupado ou sequer presente no local naquele momento, e nem sempre o aviso de recebimento do pacote do remetente é eficaz. Sendo assim, ter uma ferramenta que indica ao destinatário a chegada de sua encomenda e a localização faz com que essa comunicação seja muito melhor aproveitada.


Eis a nossa solução!

No app BRCondomínio, temos a função de Correspondência, onde o próprio responsável pela portaria pode registrar a chegada do pacote, informar quem estava no momento do recebimento, indicar o local onde a encomenda foi guardada e assim despender menos tempo e energia para cuidar dessa operação de entrega.

Para o condômino, essa plataforma permite que ele mesmo confira a chegada da encomenda, além da data do recebimento, local de armazenamento e quem estava presente. Dessa maneira, evita-se desencontros de comunicação, além da certificação que de fato aquele pacote está pronto para ser recebido e poupança de tempo com o uso da assinatura eletrônica.


Organizar o recebimento de encomendas é um investimento no bem-estar condominial, tanto dos funcionários que poderão disponibilizar menos tempo para operacionalizar um processo simples de recebimento, quanto para os condôminos que terão fácil acesso à informações da chegada de seu pacote.

Vamos criar uma portaria cada vez mais eficiente?