Coleta seletiva em condomínios: um gesto ambiental e social



A coleta seletiva tem um papel muito importante, que começa na própria sociedade. Nada mais é do que a coleta dos resíduos depois da separação prévia pelos moradores, como os recicláveis (metal, papel, plástico, vidros) e pela coleta convencional os não recicláveis (rejeitos/orgânicos).


Trabalhar com a sensibilização e a conscientização dos moradores a respeito da temática ambiental e social, é uma abordagem de cunho social de grande relevância. Para aqueles que desejam preservar o meio ambiente, essa é uma excelente ideia de sustentabilidade.


A significância dessa prática no seu condomínio é para desenvolver uma maior preocupação ambiental nos moradores, e assim impactar positivamente no meio em que todos vivem. Embora pareça algo simples, essa prática abrange uma série de fatores e pode gerar consequências positivas para a natureza e até mesmo para o mundo.





Só para ter uma ideia da sua importância, quando efetuada com eficácia e máximo vigor, a coleta seletiva possibilita benefícios de curto e longo prazo. Atualmente, sabemos que alguns prédios residenciais já tornaram a coleta seletiva um padrão, mas infelizmente, muitos condomínios ainda buscam colocar em prática esse sistema e encontram dificuldades para saber como e onde começar. Tentar implantar essa atividade dentro do condomínio é muito benéfica e de extremo valor, pois todos os condôminos saem beneficiados. Um exemplo disso, é que as áreas comuns estarão sempre preservadas e limpas para uso, além de todos poderem desfrutar de um ambiente plenamente agradável de estar.



 


A coleta seletiva possibilita inúmeras vantagens e benefícios dentro do condomínio, como:


  • Ajuda na preservação do meio ambiente, diminuindo o uso de recursos naturais, pois quando separamos o lixo, evitamos que parte do nosso resíduo seja destinada aos aterros e garantimos a reciclagem e a reutilização, preservando a extração de novos recursos naturais;


  • Reduz consideravelmente o índice de poluição, diminuindo a proliferação de bactérias e propagação de mais doenças;


  • Valoriza o condomínio, pois passa a ter mais um aspecto positivo na gestão;


  • Diminui a proliferação pragas urbanas no condomínio, principalmente em locais que servem de depósito de lixo;


  • As áreas comuns, como piscinas, espaços de lazer para crianças, quadras e espaços para brincadeiras com os pets, estarão limpas e em ordem para o devido uso.



Ouvimos muito as pessoas falarem por aí sobre as melhorias socioambientais que desejam para o mundo inteiro. Mas que tal começar pela coleta seletiva dentro do seu próprio condomínio? Que tal começar a incentivar as pessoas que moram no mesmo prédio que o seu, sobre a coletiva seletiva?


Acreditamos que esse é o primeiro passo para começar a mudar a postura em relação a esse tema tão congruente e de extrema importância, levando uma vida até mesmo econômica, saudável e coerente com o mundo. Esse é, definitivamente, um dos primeiros e mais importantes passos para uma rotina mais alinhada com o meio ambiente, com o planeta e com a saúde de todos que vivem ao seu redor e até mesmo os que vivem longe.



Vamos juntos mudar para melhor? Convidamos você, toda sua família, amigos e vizinhos a adotarem essa ação no dia a dia.