Dentre as atividades fundamentais da administração condominial, o controle de gastos é possivelmente uma das mais delicadas e que exigem grande atenção aos detalhes e às decisões estratégicas. Como toda ajuda é bem vinda, seguem aqui 5 dicas essenciais do BRCondomínio para te ajudar nessa tarefa:
1. Transforme dados em informação
Dados só são úteis se forem interpretados. Ter acesso aos gastos anteriores é importante, mas o principal é conseguir transformar esses números em informação útil. Nada pior do que se deparar com um relatório transbordando dados e não conseguir extrair informações precisas. A palavra-chave é objetividade, fuja da vaidade dos números bonitos, o que nos leva ao próximo tópico.
2. Desvende todos os gastos
Não confunda quantidade com qualidade! A organização é muito importante neste momento, portanto saber com precisão quais foram os destinos dos gastos anteriores é uma forma eficiente de prevenir os “sustos”. Sempre vão existir situações adversas, porém quanto melhores forem as informações, maior será a capacidade de preparação. Aprenda com o passado.
3. Explore o perfil dos condôminos
Cada condomínio terá hábitos próprios. Conhecer quem compõe essa diversidade é importante para observar as variações nas despesas. A sazonalidade será influenciada por diversos aspectos, como:
idade média
filhos
época do ano
renda familiar
região
alterações climáticas
economia, e mais.
Lembre-se, a principal ideia aqui é adquirir o máximo de informações úteis para nunca faltar recursos para o cumprimento das obrigações.
4. Tempo é dinheiro
Tempo é dinheiro, mas tomar uma decisão errada pode custar ainda mais caro. Ganhar eficiência e minimizar os erros na gestão é fundamental para manter os gastos equilibrados.
Por isso, escolher uma ferramenta que oferece todo suporte necessário para uma administração inteligente é tão importante.
O BRCondomínio desenvolveu um software que vai te poupar dos cálculos manuais, das pilhas de papel, das falhas humanas e das dores de cabeça desnecessárias.
5. Transparência
Conseguir a colaboração de todos é muito mais fácil quando as informações são conhecidas e baseadas em fatos. Explore os recursos de comunicação para explicar e incentivar possíveis campanhas de conscientização de consumo.
Por vezes a comunicação em áreas comuns não é eficiente e pensando neste fato, desenvolvemos um sistema de comunicados não invasivo que permite enviar textos, documentos e notificações diretamente para os celulares e e-mails dos condôminos. Muito mais profissional e eficiente, não acha?
Promover o coletivo é uma forma criativa de colaborar nos gastos e gerar surpresas positivas no final do mês.
Esperamos ter colaborado para uma saúde financeira e social mais harmônica e estratégica com as nossas dicas! Quais assuntos te interessam mais? Precisa de conselhos para algum aspecto da administração condominial? Deixe o seu comentário!
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