Controle de Gastos: as cinco dicas essenciais

Dentre as atividades fundamentais da administração condominial, o controle de gastos é possivelmente uma das mais delicadas e que exigem grande atenção aos detalhes e às decisões estratégicas. Como toda ajuda é bem vinda, seguem aqui 5 dicas essenciais do BRCondomínio para te ajudar nessa tarefa:



 


1. Transforme dados em informação



Dados só são úteis se forem interpretados. Ter acesso aos gastos anteriores é importante, mas o principal é conseguir transformar esses números em informação útil. Nada pior do que se deparar com um relatório transbordando dados e não conseguir extrair informações precisas. A palavra-chave é objetividade, fuja da vaidade dos números bonitos, o que nos leva ao próximo tópico.



2. Desvende todos os gastos



Não confunda quantidade com qualidade! A organização é muito importante neste momento, portanto saber com precisão quais foram os destinos dos gastos anteriores é uma forma eficiente de prevenir os “sustos”. Sempre vão existir situações adversas, porém quanto melhores forem as informações, maior será a capacidade de preparação. Aprenda com o passado.




caneta e calculadora para fazer o calculo de controle de gastos
Controle de Gastos: as cinco dicas essenciais



3. Explore o perfil dos condôminos



Cada condomínio terá hábitos próprios. Conhecer quem compõe essa diversidade é importante para observar as variações nas despesas. A sazonalidade será influenciada por diversos aspectos, como:


  • idade média

  • filhos

  • época do ano

  • renda familiar

  • região

  • alterações climáticas

  • economia, e mais.


Lembre-se, a principal ideia aqui é adquirir o máximo de informações úteis para nunca faltar recursos para o cumprimento das obrigações.




4. Tempo é dinheiro



Tempo é dinheiro, mas tomar uma decisão errada pode custar ainda mais caro. Ganhar eficiência e minimizar os erros na gestão é fundamental para manter os gastos equilibrados.


Por isso, escolher uma ferramenta que oferece todo suporte necessário para uma administração inteligente é tão importante.


O BRCondomínio desenvolveu um software que vai te poupar dos cálculos manuais, das pilhas de papel, das falhas humanas e das dores de cabeça desnecessárias.




5. Transparência



Conseguir a colaboração de todos é muito mais fácil quando as informações são conhecidas e baseadas em fatos. Explore os recursos de comunicação para explicar e incentivar possíveis campanhas de conscientização de consumo.


Por vezes a comunicação em áreas comuns não é eficiente e pensando neste fato, desenvolvemos um sistema de comunicados não invasivo que permite enviar textos, documentos e notificações diretamente para os celulares e e-mails dos condôminos. Muito mais profissional e eficiente, não acha?


Promover o coletivo é uma forma criativa de colaborar nos gastos e gerar surpresas positivas no final do mês.



 


Esperamos ter colaborado para uma saúde financeira e social mais harmônica e estratégica com as nossas dicas! Quais assuntos te interessam mais? Precisa de conselhos para algum aspecto da administração condominial? Deixe o seu comentário!