Dicas para ter uma boa convivência no condomínio


Prezar por uma boa convivência é essencial quando alguém decide morar em um condomínio. Para que a vida em comum dentro do prédio seja tranquila e harmoniosa, é muito importante que cada morador faça a sua parte, adotando condutas e procurando sempre respeitar o seu espaço e o do seu vizinho.


É dever do síndico avaliar e ter bom senso na conciliação entre condôminos. Por isso, instituir regras pode ser uma excelente alternativa, além das discussões em assembleias com sugestões de todos os moradores. Afinal, eles que irão ter de cumpri-las. Através disso, é possível alcançar uma certa diminuição de problemas e a convivência fica muito mais prazerosa entre todos.





Nesse breve artigo, separamos algumas dicas importantes e válidas para colocar em prática quando o objetivo é ter uma boa convivência entre todos os vizinhos de um mesmo prédio. Observe e avalie suas decisões diárias e busque sempre manter a harmonia e a cordialidade com todos, isso trará bem-estar no seu dia a dia e tornará o ambiente muito mais favorável para viver e, até mesmo, valorizado.


Confira as dicas a seguir:


Respeito

O respeito é um princípio básico. Obedecer às regras é obrigação de cada morador. Atente-se aos dias e horários para realização de mudanças, reformas e de como é feita a identificação de visitantes. É de extrema importância entender as regras estabelecidas pelo síndico, para que posteriormente, não haja desavenças entre os moradores.


Barulho


Não faça barulhos após o horário estabelecido. E durante o horário permitido, tenha bom senso, pois poderá acarretar prejuízos, além de tornar um ambiente incômodo para as demais pessoas que moram no prédio. Ouvir música alta após o horário determinado, acarretará muitos problemas, além de tornar o ambiente desagradável. Procure policiar-se quanto a essa questão.


Animais

Se o seu Pet sujar alguma área comum do condomínio, limpe imediatamente. É de extrema importância que os animais de estimação circulem pelo condomínio sempre acompanhados de seus donos. Leve seu pet para passear dentro do condomínio, isso trará bem-estar para ele e também para você, mas realize o passeio com muita disciplina e sabedoria, mantendo os lugares limpos e íntegros para todos poderem usufruir.


Higiene

É sempre importante manter todos os espaços limpos, não só as áreas de lazer, mas corredores, escadas, elevadores, etc. Mesmo que haja um faxineiro trabalhando pela limpeza do prédio, não quer dizer que os moradores devam sujar os ambientes. Por isso, certifique-se de deixar limpo os lugares que você passar dentro do condomínio. Além de ser um gesto ético, você preserva ainda mais o lugar onde mora.


Segurança


Evite passar informações desnecessárias a pessoas externas. É importante criar mecanismos para impedir problemas relacionados à segurança, fazendo com que todos estejam atentos e respeitem as regras para evitar possíveis furtos e roubos. Atente-se a essa questão! O que for sigiloso, mantenha em segredo, pois outras famílias moram no mesmo prédio. Certifique-se de manter a integridade das informações, proporcionando a todos plena segurança.