top of page

Medidas de Prevenção a Incêndios


É impossível prever tudo o que pode acontecer em um condomínio, mas para reduzir a gravidade de um acidente algumas medidas podem ser tomadas, principalmente para a prevenção de incêndios.


Quer saber como criar uma consciência coletiva e uma comunidade preparada para qualquer emergência desse tipo?


Começando com os equipamentos e a manutenção de extintores e hidrantes. Estar com os equipamentos atualizados e em local de fácil acesso é ideal para que o combate à incêndio seja imediato e prontamente executado.


Alarmes, detectores de fumaça e sprinkles (aqueles chuveirinhos no teto) salvam vidas e podem até reduzir a gravidade de um acidente. Já os extintores merecem uma atenção especial e devem ser trocados dependendo do tipo e da data da última recarga feita pelo INMETRO, geralmente eles apresentam um selo que pode ser facilmente verificado por qualquer pessoa, identificando se há ou não necessidade de manutenção.





Outra coisa que o seu condomínio precisa ter não só para a segurança, mas também pela lei é o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que pode ser solicitado online. O AVCB é um tipo de certificado, portanto exige uma certa documentação para averiguar se o local está apto e a falta dele pode trazer multas e riscos ao seu condomínio.


Equipamentos em ordem, sinalização e documentação em dia?


Não adianta ter tudo isso e um despreparo dos funcionários e moradores em emergências. A criação de uma brigada de incêndio é prevista por lei e pode ser composta por moradores e funcionários e devem ser feitas uma série de treinamentos que preparam os brigadistas para o combate ao incêndio, evacuação em segurança de um local e primeiros socorros de vítimas sendo medidas que, reduzem não só o pânico e a fatalidade, mas também os danos ao patrimônio em alguns casos.


Para saber mais sobre como compor sua própria Brigada é necessário consultar as leis do seu estado, pois cada um se baseia nas normas da ABNT para tal.


Finalizando com o Plano de Abandono


Trata-se de uma série de procedimentos que devem ser feitos com objetivos específicos de retirada de funcionários e pessoas de um determinado local, da forma mais rápida e segura. É importante que os moradores saibam o que fazer em casos de emergência e assim evitar pânico. Um plano de incêndio pode ser demonstrado e decidido na Assembleia, assim o conhecimento geral é passado para além da Brigada de Incêndio e facilita o trabalho dos próprios brigadistas e do Corpo de Bombeiros (se necessário).


A PORTARIA Nº 108, de 12 de julho de 2019 fala sobre os órgãos responsáveis em casos de incêndio e aborda também algumas instruções a respeito das regulamentações e fiscalizações que devem ser feitas periodicamente.


Vale lembrar que os parâmetros das medidas de segurança podem ser diferentes em cada estado.


Os mapas de saídas de emergência, datas de validade dos extintores e plano de abandono podem ficar em uma pasta ao alcance de todos e o app BRCondomínio pode centralizar tudo em um só lugar!


Gostou? Siga nossas redes para mais dicas!


BRC2-logo-completo-branco.png

As melhores soluções para todos os gestores.

Nossas redes

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Youtube

© 2023 por BRCondomínio  |  Banco de Talentos  |  Política de Privacidade

bottom of page