Portaria digital: prós e contras


Tem sido crescente o número de portarias no Brasil a adotar o sistema de portaria digital. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), houve um aumento de 33% nas instalações até o setembro de 2021.


Pensando nessa tendência que a portaria virtual/porteiro eletrônico vem sendo nos últimos tempos, aqui vão uns aspectos de prós e contras na hora de decidir, ou não, implantar essa novidade:



 


Economia


Nesse ponto, o formato digital sai na frente. Esse sistema ligado a uma central eletrônica é significativamente mais barato que o tradicional porteiro, uma vez que não possui contratos trabalhistas ou demanda salarial a serem cumpridos.



 


Segurança


Curiosamente, esse também é um ponto positivo para a tecnologia. Por necessitar de um cadastro dos moradores e funcionar 24h, acaba garantindo um pouco mais de segurança e privacidade.




Portaria digital: prós e contras


 


Funcionamento


Eis aqui a primeira desvantagem: bugs de sistema e quedas de energia podem acontecer. Por ser uma ferramenta eletrônica, a portaria digital passa pelos mesmos problemas possíveis em produtos eletrônicos em geral, ao contrário do fator humano.



 


Encomendas e entregas


Mais uma em que a portaria tradicional sai na frente, diversos casos de reclamação da portaria eletrônica nesse aspecto foram registrados. O ideal é ainda ter um zelador ou porteiro disponível para receber as entregas, a não ser que haja armários eletrônicos.


Esse recurso conta com armários de acesso a encomendas onde o entregador registra o apartamento receptor e seleciona o tamanho do pacote. A partir daí, o condômino recebe um QRCode para a abertura dessa porta.


No BRCondomínio, o nosso aplicativo conta com uma central de encomendas onde pode-se registrar a chegada e armazenamento do pacote, facilitando o trabalho da portaria e o aviso ao condômino. Uma boa aliança entre o fator humano e a tecnologia.



 


Conclusão


Atualmente o mais recomendável, uma vez possível, é aproveitar as vantagens de ambas as formas: humana e tecnológica. Assim, o trabalho do porteiro e zelador são otimizados e melhor direcionados, além de facilitar o dia a dia dos condôminos.


Para essas e demais matérias, acompanhe o nosso blog.