Saiba como criar uma pesquisa de satisfação no condomínio.


Você percebeu que o condomínio em que você reside, necessita se aperfeiçoar em diferentes aspectos? O que acha de começar com uma pesquisa de satisfação? Por meio dela você será capaz de traçar prioridades, além de colocar em prática a opinião dos demais condôminos. Além disso, você passa a dividir a responsabilidade das decisões ao incluir os demais moradores, fazendo com que todos participem ativamente das propostas de melhorias. Com isso, aqueles que moram no mesmo edifício ficarão por dentro da atual situação e o que necessita ou não ser reajustado e melhorado para uma melhor qualidade de vida para todos.


Por que aplicar uma pesquisa de satisfação no condomínio?


Ao fazer uma pesquisa de satisfação, você demonstra que se importa com a opinião dos moradores. Eles se sentirão mais seguros com as decisões que serão tomadas, e um relacionamento mais sólido entre as partes pode ser construído.


Como criar uma pesquisa de satisfação no condomínio?


O primeiro passo para que essa pesquisa seja feita, é o planejamento. Nesse primeiro momento, é necessário entender o motivo pelo qual deseja aplicá-la. Por exemplo, ao analisar as manutenções de elevadores e conserto de problemas elétricos recorrentes, você pode procurar saber se os moradores estão satisfeitos com a empresa que presta determinado serviço.


A pesquisa de satisfação também serve como base para avaliar a qualidade da prestação de serviço oferecida. Com essas informações, será possível entender se chegou ou não a hora de contratar outra empresa para prestar determinado serviço ao condomínio.


Sabia que é possível criar esse questionário utilizando a opção de Enquete dentro do menu de Votação no sistema BRCondomínio? A melhor parte é que todos os condôminos, cadastrados no app, recebem uma notificação em seus celulares e podem votar por ali mesmo. Super fácil e cômodo.





Veja sugestões de como aplicar a pesquisa de satisfação no condomínio :


● Envie o questionário por e-mail ou disponibilize questionários impressos nas caixas de correio de cada unidade. Também é possível avisar os condôminos utilizando a ferramenta de Comunicados no app do BRCondomínio;


● Coloque anúncios nos elevadores, nos quadros de avisos e nas caixas de correspondências, explicando o que é e para que serve essa pesquisa de satisfação;


● Disponibilize o questionário por um período de aproximadamente 30 dias, para que todos tenham tempo hábil de analisar e responder;


● Tente aplicar a pesquisa uma vez por ano e adapte as questões à medida que os assuntos mais importantes e relevantes forem surgindo. A pesquisa não deve ser feita somente uma vez – deve ser estipulada pelo síndico uma periodicidade para que a mesma possa ser refeita, e dessa forma melhorar continuamente o trabalho de gestão do condomínio com um todo.



Confira alguns benefícios do que uma pesquisa de satisfação pode proporcionar :


● Visualização do que deve ser feito no condomínio;


● Oportunidade de participação dos condôminos em relação às melhorias do condomínio;


● Levantamento dos pontos fortes e fracos do condomínio em diferentes áreas;


● Conhecimento preciso sobre as necessidades dos condôminos.



Agora que você já está pronto para criar e aplicar uma pesquisa de satisfação no seu condomínio, não deixe de compartilhar esse artigo com outras pessoas. Siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações. Se estiver com dúvidas sobre como fazer a pesquisa utilizando o BRCondomínio, entre em contato com nosso atendimento pelos canais oficiais. Vai ser um prazer te atender!