top of page

Vazamento Fantasma


Ele te assombra dia e noite, chega de mansinho e quando você menos espera já tomou conta de tudo! Sim, estamos falando daquele vazamento que te mantém acordado de noite, que ninguém sabe de onde veio e nem quando vai embora! Mas nós não temos medo de fantasma e vamos te explicar como lidar com essa situação!


Primeiramente vamos deixar bem claro quem são os responsáveis por arcar com as despesas do problema, porque existem dois tipos de encanamento: o vertical e o horizontal. Se o vazamento tem origem na coluna vertical então é responsabilidade do condomínio, agora se o problema é no encanamento horizontal então é uma questão que o morador deve resolver. Isso acontece porque a rede vertical é que capta e conduz a água pelo esgoto, ou seja, é de uso comum mas quem é responsável pela distribuição é a rede horizontal então é de uso particular.





Mas mesmo não sendo problema do condomínio, a administração pode ajudar na contactando o morador do apartamento em que o vazamento tem origem e alertando sobre, ou fornecendo o contato para o morador afetado. É importante, no entanto, reiterar que o problema entre unidades não é de responsabilidade da gestão.


...a administração pode interferir para contribuir com a solução.

Quando o problema é de difícil identificação ou toma proporções maiores que afetam o bem-estar de todos, a administração pode interferir para contribuir com a solução. Seja contratando uma empresa especializada ou convocando uma assembleia que ajude no diálogo entre condôminos, o vazamento deve ser resolvido da melhor e mais rápida maneira possível pois os gastos podem sair do controle junto com a situação.


Se o vazamento é na Coluna Principal, ou seja, encanamento vertical, então algumas preocupações devem ser levantadas pois as despesas são geralmente maiores. A forma mais comum é a divisão dos custos de acordo com a área que cada condômino ocupa, por exemplo: o proprietário de um apartamento com 80m² paga, na maioria dos casos, o dobro de um proprietário com apartamento de 40m².


Essa discussão pode ser levantada em assembleia para prevenir questões burocráticas futuras que impeça de resolver o transtorno mais rápido.


Outra maneira de prevenir o desperdício é ter um sistema de monitoramento de gastos que informe a quantidade de água sendo consumida e que seja visualmente fácil de notar se há alguma alteração. Por sorte, o app BRCondomínio oferece exatamente essa solução! Assim a sua gestão não precisa esperar que o problema venha até você, consumindo mais e mais sem tomar medidas e sem saber o que fazer.


Venha para o BRCondomínio e acabe com o pesadelo dos vazamentos fantasmas!


BRC2-logo-completo-branco.png

As melhores soluções para todos os gestores.

Nossas redes

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Youtube

© 2023 por BRCondomínio  |  Banco de Talentos  |  Política de Privacidade

bottom of page