top of page

Comece 2023 sabendo tudo sobre energia.


2023 chegou! Discutir gastos nunca é fácil, saber onde e como economizar é uma tarefa que exige constante atenção e estudo principalmente quando os valores são altos e afetam a vida de inúmeras pessoas. As decisões e as mudanças a serem feitas nunca acontecem de uma hora para a outra, mas é necessário se manter atualizado para não cometer nenhum erro ou desrespeitar alguma lei.

Estamos no primeiro mês do ano! Com férias escolares e muitos moradores em casa, os gastos de energia aumentam, impactando o condomínio em desembolsar mais. O BRCondomínio traz soluções para uma gestão condominial preocupada em solucionar os principais problemas relacionados à energia que uma administradora pode ter!

Lembrando que a partir de agora passa a valer a Lei 14.300, que instituiu o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica e o Programa de Energia Renovável Social (PERS).




Mas o que isso significa?


Os condomínios que já usufruem da energia solar seguem isentos da taxa até 2045, quando passa a valer esse novo tributo. Para os que não começaram o processo de mudança até o dia 06 de janeiro de 2023, a nova lei vai alterar a estrutura da conta de luz para quem gerar energia solar. Os consumidores vão arcar com o uso da infraestrutura que a distribuidora de energia disponibiliza nos períodos nos quais não há geração simultânea.

A simultaneidade acontece quando a energia que está sendo consumida no mesmo instante pelo imóvel é gerada pelos painéis fotovoltaicos. Até então, se houvesse sobra energética, esse valor era repassado para a concessionária que reverteria o excedente em uma espécie de crédito a ser abatido na conta de luz.

De agora em diante esse crédito será taxado para ajudar nas despesas da distribuidora com a infraestrutura e investimentos na rede elétrica. Assim, quem direcionar o saldo energético para a concessionária vai pagar uma tarifa com valor a ser definido pela Aneel até julho de 2023.


“Mas o meu condomínio não tem energia solar!”


Você ainda pode implementar este sistema que é um investimento a longo prazo, mas caso precise de algo mais urgente, o BRCondomínio separou algumas dicas de ações imediatas que ajudam a reduzir o valor no fim do mês. Vale lembrar que uma cultura de economia e avisos de conscientização são medidas válidas, mas vamos focar em questões que podem até mesmo estar atrasando o andamento da sua gestão:

1 - Se o seu condomínio tem locais que exigem uma iluminação a qualquer hora do dia mas que não tem necessidade de ser constante, a solução é adquirir sensores de movimento que evitam o consumo contínuo de eletricidade. Por mais que seja necessário gastar mais em um primeiro momento, é um investimento que vale a pena ser pago a longo prazo.

2 - Uma opção é renovar ambientes internos ao optar por uma pintura mais clara, isso pode até anular a necessidade de ligar lâmpadas durante o dia. É uma alternativa que vai depender de cada condomínio, mas funciona! Caso seja aplicável os resultados podem ser mais imediatos que a alternativa anterior, porém é necessário lembrar que há a necessidade de manutenção constante para que o seu condomínio não pareça descuidado com manchas na parede.

3 - Trocar lâmpadas e utilizar opções de LED, pode parecer caro investir nisso em um primeiro momento, mas com o auxílio de uma empresa especialista o número de pontos de luz pode ser reduzido. Os LEDs também se adaptam a soquetes existentes e rapidamente contribuem para a redução do valor nas contas do condomínio.

4 - A quarta opção é investir em uma ferramenta que ajude a ter o controle de gastos e contribua para a contabilidade do seu condomínio, sem causar dores de cabeça e dentro do seu orçamento. Com o nosso aplicativo para condomínio você tem acesso aos dados de consumo a qualquer momento e na palma da sua mão, uma interface intuitiva e fácil de usar, sem adição de programas ou necessidade de investir em equipamentos servidores que consumirão ainda mais energia elétrica.




Isso porque o aplicativo BRCondomínio acaba com a imprecisão da leitura de consumos do seu condomínio, com uma funcionalidade que utiliza inteligência artificial para identificar e registrar através de uma simples foto, a nossa IA consegue em poucos cliques os funcionários façam o registro de forma segura.

Um sistema seguro, viável e que consegue transmitir a transparência e excelência da administradora!

Solucione os seus problemas de gestão condominial e economize com o app BRCondomínio!


Kommentit


BRC2-logo-completo-branco.png

As melhores soluções para todos os gestores.

Nossas redes

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Youtube

© 2023 por BRCondomínio  |  Banco de Talentos  |  Política de Privacidade

bottom of page