Para construir relacionamentos saudáveis, se comunicar de maneira eficiente e com compaixão, contagiando positivamente as pessoas ao seu redor, é crucial ser empático. Pode parecer complexo, mas na verdade, a empatia é uma prática simples ao qual traz leveza e tranquilidade no dia a dia, além de mudar tudo ao seu redor, dependendo apenas de algumas mudanças de hábitos.
Ser empático, é refletir sobre os pontos de vista do outro e ser capaz de entender melhor as diferenças. É se colocar no lugar do próximo e tentar enxergar o mundo além de seu próprio ponto de vista. Um antigo provérbio diz: “caminhe alguns quilômetros nos sapatos de outra pessoa antes de criticá-la”. Essa frase resume da melhor maneira o sentido de ser uma pessoa empática.
É se colocar no lugar do próximo e tentar enxergar o mundo além de seu próprio ponto de vista.
Em um mundo completamente conectado, desconectar um pouco pode ser a resposta para obter a tão sonhada paz em cada momento com menos estresse e ansiedade, conquistando assim, qualidade de vida. Uma vida mais tranquila é uma vida com mais momentos de alegria e menos cansaço. Não significa abster-se de tarefas e responsabilidades, significa dar novos significados ao que consideramos prioridade.
Para conquistar uma vida plena com empatia e leveza, listamos abaixo algumas dicas:
Seja sempre grato(a):
Olhe ao seu redor! Mesmo diante de desafios e circunstâncias difíceis, tenho certeza que você encontrará motivos para agradecer. Mudar a perspectiva, transforma reclamações em agradecimentos.
Esteja cercado(a) de pessoas positivas:
Pessoas positivas trazem para nossa vida mais leveza e compartilham com a gente uma vida espontânea e divertida.
Cuide de você:
Faça atividades que você goste, seja estudar, pintar, praticar um esporte ou até mesmo relaxar. Você é a sua prioridade e não deve se esquecer disso.
Entre em contato com a natureza:
A natureza estimula a criatividade, alivia o estresse e melhora o humor. Passear ou caminhar pelos gramados de um parque, por exemplo, trará satisfação, condição de conforto, saúde e bem-estar.
Leve a vida com bom humor e otimismo:
Viva uma vida que vale a pena ser vivida! Esteja aberto para acontecimentos espontâneos, a mudanças inesperadas, surpresas e novidades. Viva cada dia intensamente, fazendo aquilo que ama.
No lugar de problemas, veja oportunidades:
Analise novas perspectivas para lidar com as situações que lhe aparecem. Comece a reavaliar antes de qualquer conclusão ou atitude. Sempre é válido refletir em diferentes possibilidades.
Seja gentil, generoso e empático:
Quando tratamos os outros como gostaríamos de ser tratados, podemos ver um ciclo de bondade e fraternidade sendo trocadas, pois gentileza gera gentileza!
Reduza o supérfluo de sua vida:
Pessoas que aderem a um estilo de vida minimalista costumam dar mais valor às experiências da vida do que aos bens materiais. Acumule vivências diferentes e não coisas e bens materiais.
Experimente fazer algo que nunca fez:
Leia mais e busque conhecimento. Aprenda novas coisas e desenvolva novas habilidades. Antes que diga que não consegue fazer alguma coisa, tente e experimente!
Comments