O síndico é uma peça fundamental para o funcionamento de um condomínio e no dia 30 de novembro comemoramos essa profissão, que por vezes se mostra desafiadora mas ao mesmo tempo gratificante.
Quando pensamos no síndico, podemos associá-lo a assembleias intermináveis e avisos que nunca param de chegar, mas a realidade é que o trabalho de um administrador de condomínios é mais do que só resolver “pepinos", e foi pensando nisso que viemos ressaltar quais são as diferentes responsabilidades que um síndico enfrenta diariamente, entendendo a importância desse cargo para um condomínio e mostrando, através da tecnologia, uma nova forma de modernizar este cargo.
A coordenação de funcionários, bem como a manutenção dos equipamentos e a fiscalização das dependências são exemplos de tarefas básicas (mas de suma importância) que esse cargo deve exercer. Existem maneiras de se fazer um planejamento online e de garantir que datas importantes de manutenção ou verificação não sejam perdidas, mas é a responsabilidade e a consciência da figura humana que conseguem fazer funcionar um sistema de gestão.
Como a gestão condominial serve para ajudar no dia-a-dia de cada um dos moradores, vale ressaltar que o síndico é o representante legal para qualquer assunto e deve, de acordo com o Código Civil, artigo 1.348: “representar, ativa e passivamente, o condomínio”. Isso significa assumir responsabilidades e defender os interesses comuns para uma convivência pacífica e sem maiores problemas. Sem essa figura, inúmeras questões burocráticas não podem ser resolvidas e acabam atrasando o andamento da rotina, causando incômodo e impedindo a propriedade de crescer.
Outra responsabilidade é zelar pela prestação de contas e ter transparência em gastos, algo que muitas vezes pode ser trabalhoso de se conseguir e levar muito tempo para terminar. Com a tecnologia cada vez mais presente no trabalho, apps para gestão como o do BRCondomínio são um auxílio que facilita a vida do administrador. Não podemos esquecer, no entanto, que quem faz a diferença através da ferramenta é o próprio gestor, que utilizando da maneira correta consegue alcançar cada vez mais melhores resultados.
Além disso, a administração também é incumbida de contratar prestadores de serviço e empresas terceirizadas, organizando datas para manutenção e demonstrando aos condôminos a importância de cada passo dado para o bem-estar e a proteção de todos que moram ou convivem no ambiente.
... é necessário criar uma cultura de valorização das reuniões ...
Não podemos esquecer também das tradicionais assembleias e reuniões que, por pior que pareçam, na verdade são um meio muito eficaz de manter a comunicação ativa com todos e para que todos possam entender e expor as necessidades do condomínio. Essa "associação" que se tem na mente de que assembleia geral é igual a chatice e demora vem da falta de entendimento da importância dos assuntos a serem discutidos.
Por isso é necessário criar uma cultura de valorização das reuniões, mas antes deve-se buscar uma valorização da discussão através da comunicação competente e transmitir por um canal de fácil acesso e ao alcance de todos. O BRCondomínio consegue até mesmo realizar votações pelo app, servindo como alternativa prática e imediata que contribui e armazena dados úteis que podem ser importantes posteriormente.
Um síndico profissional é capaz de mudar o cotidiano dos condôminos e melhorar a convivência do espaço. Desafios para cumprir e fazer com que cumpram a convenção e regimento interno são constantemente apresentados, mas um sistema de gestão pode ajudar desde a segurança e preservação das áreas comuns até a elaboração do orçamento anual.
Isso porque esse cargo interfere em inúmeras esferas da comunidade por ele assistida, se uma gestão de condomínio tem dificuldades em tomada de decisões ou em as contas em dia, é fundamental reavaliar o planejamento de recursos da empresa e investir em um aplicativo para condomínio.
Conheça mais sobre as vantagens de nosso sistema: Fale com um consultor
Informações sobre como a tecnologia pode substituir profissões ou sobre a complexidade dos tipos de sistema que existem no mercado podem atrasar o desenvolvimento e a fluidez do trabalho do síndico. Um condomínio pode e deve seguir sempre buscando soluções que atendem os moradores e é trabalho do gestor colher todas as informações necessárias para dar o próximo passo e modernizar a própria vida, sem medo de ser substituído para só assim ir além.
A Equipe do BRCondomínio deseja um feliz dia do síndico a todos e convida para uma parceria com uma gestão mais moderna, sem deixar de ser humanizada!
Comentarios