top of page

Como fazer corretamente a limpeza da caixa d'água?


Em casa, usamos a água para diversas finalidades, seja para beber, lavar os alimentos, tomar banho ou, inclusive, higienizar os ambientes do lar. E para que consigamos aproveitar essa água, ela deve ser limpa e estar devidamente armazenada em uma caixa d’água bem estruturada e apropriada para uso. A higienização do reservatório/caixa d’água, é de extrema importância para garantir um ambiente adequado e livre de bactérias, evitando a contaminação da água que é utilizada, à qual pode colocar a saúde de todos os condôminos em risco, causando diversas doenças e prejudicando a qualidade de vida dos moradores.





É importante mencionar que a limpeza correta e eficaz não pode ser feita com materiais comuns, usados no dia a dia, como: escovas de aço, palha de aço, vassoura e objetos semelhantes, além de detergentes, removedor, sabão ou outros produtos químicos. Para uma limpeza adequada, é necessário usar somente água sanitária na proporção correta. Outro ponto muito importante e que deve ter uma atenção maior, é sobre manter a caixa bem tampada, para que não entrem insetos, sujeiras ou até mesmo animais pequenos. Esse ato evita a transmissão de doenças e a necessidade de limpezas extras.


Um item bem importante antes da higienização e de forma periódica é a verificação da tubulação de água e esgoto. Indica-se a análise frequente, com o principal objetivo de detectar possíveis entupimentos que podem não ser visualizados de forma fácil. Atente-se em verificar continuamente se o reservatório está vedado corretamente, se a estrutura não possui rachaduras ou avarias. Para isso, vale consultar o síndico e saber como anda a limpeza da caixa-d’água do prédio e se o procedimento tem sido realizado dentro do período aconselhado e condições apropriadas.


Alguns pontos devem ser observados e discutidos para que a higienização seja efetiva e sem desperdícios:


  • Certifique-se que os demais reservatórios estão abastecendo o condomínio.

  • Para higienizar, faz-se a esfregação das paredes e piso retirando os detritos e a água.

  • Após o término da lavagem, o registro que faz o processo de nivelamento deverá ser aberto, fazendo com que a água seja transferida para o reservatório já higienizado, também se utiliza bomba d 'água para auxiliar o processo.

  • A transferência será realizada até que a quantidade de água na caixa seja o suficiente para o abastecimento e/ou sua utilização e destinação final.

  • Ao final, deve-se tampar o reservatório adequadamente, impedindo o acesso de poeiras, insetos, água de chuva e outros elementos estranhos.

  • Fique atento aos prazos de higienização, recomenda-se que efetue 2 vezes ao ano, a cada 6 meses.


Saber como e quando limpar a caixa d’água é menos complicado do que parece, mas é importante verificar com o síndico quem será o responsável por esta limpeza, seja empresas terceirizadas, seja algum funcionário que trabalha no próprio condomínio, todos os moradores necessitam estar a par pela limpeza da caixa d'água, pois desta forma, os riscos de desentendimentos entre moradores e insatisfações na conduta tomada pelo condomínio, será muito menor.


Que tal verificar hoje mesmo como anda a limpeza da caixa d'água do seu condomínio? Esse assunto é de extrema importância, fica a dica!


Gostou desse artigo? Compartilhe com mais pessoas!


BRC2-logo-completo-branco.png

As melhores soluções para todos os gestores.

Nossas redes

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Youtube

© 2023 por BRCondomínio  |  Banco de Talentos  |  Política de Privacidade

bottom of page