Dia do Zelador: saiba a importância desse profissional no condomínio.


A data que comemora-se o Dia do Zelador é 11 de fevereiro, conforme oficializado pelo decreto número 2.131 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Os zeladores possuem como principal função cuidar do perfeito funcionamento de todos os aspectos que constituem um condomínio de casas, prédios ou até mesmos edificações comerciais, e isso engloba manter os ambientes limpos e seguros, realizar manutenções prediais, ao qual são importantes e necessárias, organizar o bom funcionamento dos ambientes simultaneamente, resolver reclamações de moradores, supervisionar reformas ou obras, verificar o bom funcionamento das áreas de lazer do prédio, entre muitas outras.





Além disso, é muitas vezes o braço direito do síndico e grande amigo dos condôminos ou trabalhadores do edifício. Por isso, para exercer essa função é preciso conhecer todos os detalhes que envolvem o prédio, além de entender pelo menos o básico dos serviços gerais que constituem uma edificação, tais como elétrica e hidráulica.


Manter o condomínio em ordem e sempre ficar atento às reclamações ou pedidos dos moradores é um dever compartilhado do síndco e do zelador. Trabalhando junto e em harmonia, o condomínio funciona muito melhor, deixando todos os inquilinos felizes, preservando a harmonia e o bom convívio entre todos, tanto moradores como funcionários do condomínio.


Veja a seguir, algumas funções exercidas pelo zelador e entenda como esse profissional é tão importante e merece, cada vez mais, o devido reconhecimento:


Guarda as chaves reservas do prédio, preservando a segurança de todos; Supervisiona e orienta as tarefas dos funcionários, garantindo maior organização; Desliga e liga as bombas hidráulicas, visando indevidos gastos; Inspeciona as áreas internas e externas do condomínio, verificando se há necessidade de manutenções; Assume tarefas do porteiro, como entregar a correspondência, abrir e fechar portão; Cuida da recepção dos materiais de limpeza, garantindo estoque para casos de necessidades; Avisa o síndico sobre qualquer incidente, mantendo-o informado sobre qualquer perigo que ocorre ou pode vir a ocorrer no condomínio; Acompanha as instalações do prédio, como elevadores, aquecedores e caixas d’água; Supervisiona a reciclagem e coleta do lixo, verificando a seleção de materiais para garantir maior sustentabilidade; Orienta os moradores sobre as normas do condomínio, para que todos cumpram as regras conforme é determinado; Orienta os condôminos sobre os novos protocolos das áreas comuns, mantendo-os sempre informados.


 

Todas as profissões exercem funções importantes, e a do zelador não é diferente. Lembre-se que se o seu condomínio está limpo, se você conseguiu marcar um horário para utilizar o salão de festas, e se a manutenção necessária foi resolvida rapidamente, é porque o zelador desta edificação está cumprindo seu trabalho efetivamente. Zelar, cuidar, limpar, organizar... o papel dos zeladores são muitos, mas que se resumem em um único objetivo: preservar o bem público. Por isso, a BR Condomínio comemora seu dia e demonstra a total gratidão e valorização com este profissional que é tão essencial.


Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe com mais pessoas!